Ana Sofia Fernandes

Presidente da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM), a maior organização da sociedade civil portuguesa na área dos direitos humanos das mulheres e da promoção da igualdade entre mulheres e homens. Foi Vice-Presidente do Lobby Europeu das Mulheres, a maior plataforma de ONGM de mulheres na Europa, entre Junho 2019 e Junho 2021. É Conselheira no Conselho Económico e Social Português (CES) e membro do grupo de referência global da União Europeia / Nações Unidas no âmbito da Iniciativa “Spotlight”.

É licenciada em Relações Internacionais e pós-graduada em Relações Internacionais e em Desenvolvimento e Cooperação Internacional. Tem numerosas publicações na área dos direitos humanos das mulheres e da igualdade entre mulheres e homens.

A sua experiência inclui o exercício de funções no EIGE – Instituto Europeu para a Igualdade de Género, num Gabinete Ministerial, no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia em 2007, no Gabinete do Alto-Comissário para as Migrações, e no Instituto de Gestão do Fundo Social Europeu.

Na área associativa foi cofundadora da Rede Portuguesa de Jovens para a Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens – e da EOS – Associação de Estudos, Cooperação e Desenvolvimento.

Na PpDM, trabalha pela eliminação de todas as formas de discriminação contra as mulheres, tal como previsto na Convenção CEDAW, adotada em 1979 pela Assembleia Geral da ONU, ratificada em Portugal em 1980, e considerada a Carta dos Direitos Humanos das Mulheres.

Deixe um comentário