Ligações externas para as fontes das notícias.
Apelo da Geração Abolição
“A prostituição é atualmente a expressão mais brutal de dominação masculina. Ela é um obstáculo a qualquer forma de liberdade sexual. Ela é um bastião contra a igualdade.”
Posição da Frente de Esquerda e do seu candidato relativamente à prostituição
“A Frente de Esquerda milita por uma sociedade onde todas as pessoas possam viver livremente em condições que permitam sua emancipação. A prostituição é incompatível com tal objetivo. Pronunciamo-nos portanto pela sua abolição.”
Posições do Partido Socialista Francês em matéria de prostituição
“Enquanto os homens puderem comprar, alugar ou vender o corpo das mulheres, a igualdade não será possível.”
Quartos arrendados por sexo. Sexo para pagar rendas. Como as rendas caras aumentaram a prostituição
Há quem se aproveite dos preços exorbitantes das rendas para conseguir trocar alojamento por serviços sexuais. E há também muita gente a cair na prostituição para conseguir pagar habitação, mais do que no período da troika.
Entrevista a Ana Sofia Fernandes – Manhã TSF
A entrevista pode ser ouvida entre os minutos 1:38:29 e 1:52:16.
Associação quer que a compra de sexo seja crime em Portugal
A secretária-geral da plataforma portuguesa para os direitos das mulheres defende que Portugal deve criminalizar o cliente e os intermediários da prostituição, mantendo a descriminalização de quem se prostitui.
Conferência EXIT promove debate sobre a prostituição e dá voz a sobreviventes que se tornaram ativistas pró-abolicionismo
Num momento em que se desenvolvem iniciativas no sentido de liberalizar o sistema da prostituição em Portugal, a PpDM e o LEM organizam uma conferência com o objetivo de informar sobre modelos alternativos de políticas públicas e alertar para os efeitos nocivos da liberalização que se verificam em países como a Holanda, Alemanha ou Nova Zelândia.
Plataforma defende criminalização de quem paga por sexo
A Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres quer alterações à lei para que Portugal adote medidas contra a prostituição.
Partidos não avançam para já com propostas para alterar lei sobre prostituição
A JS tem sido o principal promotor do debate no Partido Socialista, com uma moção apresentada no último congresso que ainda aguarda apreciação pela comissão nacional.
Portugal deve adotar nova abordagem à prostituição, defendem organizações de mulheres
Organizações feministas defenderam hoje que Portugal deve mudar a abordagem à prostituição, reforçando o crime de lenocínio e criminalizando a compra de sexo, ao mesmo tempo que cria políticas públicas de apoio a ex-prostitutas.
Deve ser legal? Conferência junta ex-prostitutas em Lisboa
Iniciativa da Plataforma Portuguesa pelos Direitos das Mulheres marca arranque de campanha pela adopção em Portugal do “modelo nórdico”, que penaliza os clientes.
Across Europe, a Growing Sense That Legalized Prostitution Isn’t Working
“A abolição da prostituição legal parece reduzir o tráfico [humano]. Na Suécia, a prostituição tem vindo a diminuir desde a proibição de comprar sexo em 1999.”
Parlamento Europeu recomenda criminalização de clientes de prostitutas
“O assunto é demasiado fracturante mesmo no seio das feministas europeias: o Parlamento Europeu não ousa tentar impor uma visão aos Estados-membros, mas é a favor da criminalização dos clientes das pessoas que se prostituem.”
Poussées à se prostituer par la crise
“PORTUGAL – Com o aumento do desemprego e o desmantelamento do Estado, mulheres que jamais teriam pensado em se prostituir são condicionadas a isso. Uma vida muitas vezes impossível de assumir.”
Prostituição passa a ser contabilizada para o PIB e poderá valer 1,1 mil milhões
“O INE vai, esta quarta-feira, esclarecer a forma de incluir actividades paralelas como a prostituição, no PIB. Segundo o Correio da Manhã, este negócio poderá valer 0,6% do produto interno bruto nacional.”
Prostituição no cálculo do PIB não pode ser “para disfarçar o défice”
“A inclusão do dinheiro do tráfico de droga e da prostituição nos cálculos do Produto Interno Bruto não suscita oposição. Mas falta permitir que as prostitutas se colectem nas Finanças e, também, começar a discutir a criação de circuitos legais para drogas leves.”
Mais de 80% dos polícias defendem que prostituição deve ser legalizada
“Estudo analisou as percepções de agentes policiais sobre quem se prostitui. A maioria declarou sentir pena, sobretudo quando a prática daquela actividade procura colmatar carências financeiras.”
Quase metade das prostitutas em Portugal sofrem de doença mental
“Quase metade das prostitutas em Portugal (49%) sofrem de doença mental, sendo que 16% dessas mulheres não tiveram qualquer tipo de acompanhamento.”
Alemanha. Novas regras para o “maior bordel da Europa”
«Em 2013, um documentário transmitido na televisão pública alemã ARD descrevia a Alemanha como “o maior bordel da Europa”, revelando que no país onde a prostituição é legal desde 2002 um milhão de homens pagavam por sexo diariamente. Agora, o Governo de Angela Merkel decidiu concretizar as intenções reveladas na altura e instituir novas regras na prostituição.»
German plan to jail “johns” stirs debate on forced prostitution
“Um plano alemão sobre prender homens que recorram a prostitutas forçadas reabriu o debate sobre as atitudes europeias relativas à prostituição. Enquanto alguns clamam por proibição absoluta, outros crêem que a legalização é a única via.”
Prostituição. Do mito artístico em Paris ao talho do mundo moderno
“A França aprovou uma nova lei sobre a prostituição: a legislação atual persegue apenas os clientes e o lenocínio. Uma lei que promete acabar com a prostituição no país em que ela está gravada até na arte.”
Associação pede para a prostituição plano como o da violência doméstica
“A Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM) defende que seja feito para a prostituição o mesmo trabalho realizado para a violência doméstica, capacitando as mulheres, mas criminalizando quem procura os serviços sexuais.”
Como Espanha está a tornar-se um popular destino de turismo sexual
“Ausência de legislação tornou país num dos destinos favoritos de quem quer pagar por sexo”
Saiu da rua para os apartamentos mas problemas são iguais
“O Ninho apoia mulheres que são vítimas. Há quem defenda que a maioria dos trabalhadores do sexo são-no por opção.”
“Casa de massagens” em Lisboa era a base de uma rede de imigração ilegal
“Simone, uma das vítimas, veio para Portugal convencida que ia trabalhar num cabeleireiro e viu-se na prostituição. O SEF investigou a rede e reuniu prova contra cinco arguidos.”
Tráfico para exploração sexual é tema tabu em Portugal
“O tráfico para exploração sexual é um tema tabu em Portugal, considera uma investigadora italiana a trabalhar no país, segundo a qual a sexualidade e o trabalho sexual dividem opiniões e abordagens e geram posições extremadas.”
Prostituição movimenta milhões de euros em Portugal
“A atividade da prostituição em Portugal tem vindo a mudar. É maioritariamente praticada por mulheres e, num universo de ilegalidade, praticam-se crimes muito graves. Anúncios de convívio em jornais e sites de encontros na internet servem de montra sexual para quem procura estes serviços.”
Legalizar prostituição “é oportunidade para traficantes serem empresários”
“A antiga presidente da associação “O Ninho” Inês Fontinha considerou que legalizar a prostituição “é dar oportunidade aos traficantes de serem empresários” e continuarem a traficar sem serem punidos.”
SEF identifica quase cinco mil prostitutas em cinco anos
“O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) recebe 40 denúncias de crime lenocínio por mês – e, nos últimos cinco anos, já identificou 4936 prostitutas, 26 das quais envolvidas em redes de tráfico de pessoas.”
Investigadores voltam a reunir esforços para legalizar a prostituição
“Há um consenso entre os 21 membros do Grupo Interdisciplinar de Investigadores sobre Trabalho Sexual: todas as formas de exploração do trabalho sexual devem ser descriminalizadas e os direitos laborais dos trabalhadores devem ser garantidos.”
Prostituição: “A pior violência é a invisível, o preconceito da sociedade”
A Universidade do Porto recebeu o seminário internacional “Trabalho sexual, políticas e direitos humanos”. Pyke Jakobsson, antiga trabalhadora do sexo, foi uma das oradoras.
Desmantelada rede que explorava 20 casas de prostituição
“Operação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras resultou em três detenções. Mulheres “passavam fome” e eram “espancadas e violadas”.”
Em nove anos confirmaram-se 111 vítimas de exploração sexual em Portugal
“Mulheres de rede de prostituição desmantelada pelo SEF que serão vítimas de tráfico eram africanas, segundo Observatório de Tráfico de Seres Humanos. Rede teria elementos no Senegal, Portugal, Guiné-Bissau, Espanha, Luxemburgo, França e Itália.”
La prostitución en Europa tiene rostro extranjero
«“A prostituição voluntária é um mito; é violência sexual, económica e afectiva”, assinalam organizações da sociedade civil no Fórum Feminista, que reúne em Bruxelas especialistas de toda Europa e América Latina.»
Regulamentar a prostituição: uma “armadilha para as mulheres”
“Organizações que defendem direitos das mulheres mostraram-se contra a regulamentação da prostituição num debate em Lisboa. Trata-se de “regulamentar a violência”, alegam.”
Tráfico de seres humanos está fora de controlo em Portugal
“Inspetores do SEF denunciam que há muito mais estrangeiros vítimas de exploração laboral em Portugal, do que dizem os números oficiais”
JS volta a trazer o tema da prostituição ao congresso do PS
“A JS quer que o PS se afirme a favor da regulamentação do trabalho sexual. Os ‘jotas’ defendem também o fim das propinas e que o trabalho temporário seja repensado”
Prostituição na Europa. Da liberal Alemanha à radical Irlanda, passando pelo assim-assim Portugal
“Na Europa não há um modelo comum que regule a prostituição. Pelo contrário. Cada país parece ter uma perspetiva diferente para encarar o fenómeno: uns regulam e legalizam o negócio, outros castigam mulheres, proxenetas, casas de alterne e clientes. Mas também há estados-membros que simplesmente assobiam para o lado e vão adiando o problema.”
PCP quer estratégia municipal para a prostituição
Vereadores comunistas da Câmara de Lisboa entregaram uma proposta que sugere a elaboração de um plano municipal para a prostituição. “Para conhecer melhor a realidade e intervir melhor sobre ela”, diz João Ferreira.
Associação O Ninho: Conceito de “trabalho sexual” serve para “branquear realidade de exploração e violência”
“Dália Rodrigues, diretora técnica da Associação “O Ninho”, critica a utilização do conceito de “trabalho sexual” e sublinha que não se trata apenas de uma “questão de semântica”. Quanto à proposta da JS de legalização do lenocínio, discorda, alertando que “é abrir as portas e facilitar a vida a exploradores e traficantes”.”
Prostituição. Europa dividida entre punir ou legalizar
“Entre os que são a favor da legalização e os que criminalizam os clientes, estão países como Portugal, onde a actividade não é regulamentada.”
Prostituição: A batalha semântica, política e ideológica em torno do conceito de “trabalho sexual”
“Debate na AML coincide com iniciativa da JS no sentido de regulamentar a prostituição, baseada da legalização do lenocínio. A utilização do conceito de “trabalho sexual” normaliza a prostituição como um negócio? É legítimo promover uma indústria de proxenetismo? A decisão de uma mulher se prostituir é tomada livremente?”