Notícias externas

Ligações externas para as fontes das notícias.

Poussées à se prostituer par la crise

“PORTUGAL – Com o aumento do desemprego e o desmantelamento do Estado, mulheres que jamais teriam pensado em se prostituir são condicionadas a isso. Uma vida muitas vezes impossível de assumir.”

Alemanha. Novas regras para o “maior bordel da Europa”

«Em 2013, um documentário transmitido na televisão pública alemã ARD descrevia a Alemanha como “o maior bordel da Europa”, revelando que no país onde a prostituição é legal desde 2002 um milhão de homens pagavam por sexo diariamente. Agora, o Governo de Angela Merkel decidiu concretizar as intenções reveladas na altura e instituir novas regras na prostituição.»

German plan to jail “johns” stirs debate on forced prostitution

“Um plano alemão sobre prender homens que recorram a prostitutas forçadas reabriu o debate sobre as atitudes europeias relativas à prostituição. Enquanto alguns clamam por proibição absoluta, outros crêem que a legalização é a única via.”

Tráfico para exploração sexual é tema tabu em Portugal

“O tráfico para exploração sexual é um tema tabu em Portugal, considera uma investigadora italiana a trabalhar no país, segundo a qual a sexualidade e o trabalho sexual dividem opiniões e abordagens e geram posições extremadas.”

Prostituição movimenta milhões de euros em Portugal

“A atividade da prostituição em Portugal tem vindo a mudar. É maioritariamente praticada por mulheres e, num universo de ilegalidade, praticam-se crimes muito graves. Anúncios de convívio em jornais e sites de encontros na internet servem de montra sexual para quem procura estes serviços.”

SEF identifica quase cinco mil prostitutas em cinco anos

“O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) recebe 40 denúncias de crime lenocínio por mês – e, nos últimos cinco anos, já identificou 4936 prostitutas, 26 das quais envolvidas em redes de tráfico de pessoas.”

La prostitución en Europa tiene rostro extranjero

«“A prostituição voluntária é um mito; é violência sexual, económica e afectiva”, assinalam organizações da sociedade civil no Fórum Feminista, que reúne em Bruxelas especialistas de toda Europa e América Latina.»

PCP quer estratégia municipal para a prostituição

Vereadores comunistas da Câmara de Lisboa entregaram uma proposta que sugere a elaboração de um plano municipal para a prostituição. “Para conhecer melhor a realidade e intervir melhor sobre ela”, diz João Ferreira.

Associação O Ninho: Conceito de “trabalho sexual” serve para “branquear realidade de exploração e violência”

“Dália Rodrigues, diretora técnica da Associação “O Ninho”, critica a utilização do conceito de “trabalho sexual” e sublinha que não se trata apenas de uma “questão de semântica”. Quanto à proposta da JS de legalização do lenocínio, discorda, alertando que “é abrir as portas e facilitar a vida a exploradores e traficantes”.”