Apelo da Geração Abolição
“A prostituição é atualmente a expressão mais brutal de dominação masculina. Ela é um obstáculo a qualquer forma de liberdade sexual. Ela é um bastião contra a igualdade.”
“A prostituição é atualmente a expressão mais brutal de dominação masculina. Ela é um obstáculo a qualquer forma de liberdade sexual. Ela é um bastião contra a igualdade.”
“A Frente de Esquerda milita por uma sociedade onde todas as pessoas possam viver livremente em condições que permitam sua emancipação. A prostituição é incompatível com tal objetivo. Pronunciamo-nos portanto pela sua abolição.”
“Enquanto os homens puderem comprar, alugar ou vender o corpo das mulheres, a igualdade não será possível.”
Há quem se aproveite dos preços exorbitantes das rendas para conseguir trocar alojamento por serviços sexuais. E há também muita gente a cair na prostituição para conseguir pagar habitação, mais do que no período da troika.
A entrevista pode ser ouvida entre os minutos 1:38:29 e 1:52:16.
A secretária-geral da plataforma portuguesa para os direitos das mulheres defende que Portugal deve criminalizar o cliente e os intermediários da prostituição, mantendo a descriminalização de quem se prostitui.
Num momento em que se desenvolvem iniciativas no sentido de liberalizar o sistema da prostituição em Portugal, a PpDM e o LEM organizam uma conferência com o objetivo de informar sobre modelos alternativos de políticas públicas e alertar para os efeitos nocivos da liberalização que se verificam em países como a Holanda, Alemanha ou Nova … Ler mais
A Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres quer alterações à lei para que Portugal adote medidas contra a prostituição.
A JS tem sido o principal promotor do debate no Partido Socialista, com uma moção apresentada no último congresso que ainda aguarda apreciação pela comissão nacional.
Organizações feministas defenderam hoje que Portugal deve mudar a abordagem à prostituição, reforçando o crime de lenocínio e criminalizando a compra de sexo, ao mesmo tempo que cria políticas públicas de apoio a ex-prostitutas.